quarta-feira, 18 de abril de 2012

Para ajudar na RESENHA‏

Atenção!

Lembramos que a RESENHA possui, segundo o que estudamos em Motta-Roth, quatro movimentos retóricos (funções e rotinas de escrita de um texto) e suas sub-funções. Esses movimentos na resenha são: APRESENTAÇÃO, DESCRIÇÃO, AVALIAÇÃO e RECOMENDAÇÃO.


Na parte da AVALIAÇÃO, você poderia acrescentar no seu texto observações sobre:
  • Quais são as principais contribuições do texto? E por que?
  • Que pontos ou aspectos desse texto podem ser apontados como negativos? E por que?
  • Como a escola e os professores poderiam se beneficiar com o que foi discutido nesse artigo?
  • Qual a importância dessa discussão para o momento atual em que vivemos?
  • Que sugestão ou sugestões você poderia apontar para que o texto pudesse ficar melhor ainda? Há muito o que se avaliar.
Lembrando  a formatação:
  • PAPEL OFÍCIO Tipo A4 – branco
  • Esquerda e superior: 3 cm;
  • Direita e inferior: 2 cm;
  • Alinhamento justificado dos dois lados;
  •  Fonte Times New Roman 12
  • Espaçamento simples ou 1,5
  • Informações no cabeçalho, não há necessidade de capa
 Até mais!
_______________________
Prof. Dr. Messias Dieb
Departamento de Fundamentos da Educação - FACED / UFC

terça-feira, 10 de abril de 2012

Como fazer uma Resenha Acadêmica?

Olá, queridos!!  Depois de alguns dias sem postar fiquei com saudades... rsrsrsrs
Vamos então, aprender hoje um pouco mais sobre Resenha.

Como vimos na postagem Dicas para iniciar uma Resenha esse gênero é utilizado em muitos ambientes para promover ou divulgar alguma produção. 

Mas agora vamos falar de um tipo específico de Resenha que é a acadêmica, Motta- Roth a define assim: "Esse gênero textual é usado na academia para avaliar- elogiar ou criticar- o resultado da produção intelectual em uma área do saber". 
Por circular no meio acdêmico esse tipo de resenha é mais denso, com maior teor descritivo e avaliativo do que da resenha promocional, por isso é mais  extensa contendo vários parágrafos. 



É importante frisar que os Movimentos Retóricos da Resenha, segundo Motta- Roth, são:

  1. Apresentação: Informe o tópico geral da obra, defina a audiência -alvo, dê referencias sobre o autor, faça generalizações e insira a obra numa disciplina.
  2. Descrição: dê uma visão geral da organização do livro, estabeleça o tópico de cada capítulo e cite material extra- textual ( tabelas, gráficos...)
  3. Avaliação: Realce pontos específicos (positivos e negativos)
  4. (Não) Recomendação: Desqualifique ou recomende a obra 

DICAS:
  • Os movimentos retóricos devem aparecer todos na Resenha, porém a ordem é você que escolhe, vai depender do seu estilo. Inclusive você pode mesclar os movimentos, por exemplo, enquanto descreve um determinado capítulo, já pode avaliar o conteúdo do mesmo.
  • O tamanho da sua avaliação vai depender da sua "bagagem" acadêmia, quanto mais conhecimento você tiver sobre o assunto, mais você pode emitir opinião. No entanto, se você não tem bastante conhecido, procure se deter mais na descrição da obra.
  • Ao criticar a obra resenhada evite agredir o autor, use expressões que atenuem as opiniões negativas. 
  • E lembre-se o elogio sempre vem antes da critica. Ex: O autor nos trouxe importantes reflexões, porém suas argumentações não foram convincentes.
Formatação: Depois do cabeçalho, coloque o nome Resenha (centralizado), depois pode vir a referência da obra resenhada (ou pode também vir no final da resenha) e em seguida o corpo do texto na fonte Times New Roman 12, sempre justificado e com parágrafo recuado 2 cm.