segunda-feira, 26 de março de 2012

Atividade para a turma de Estatística

Olá meninos!!!
Hoje temos uma atividade muito bacana pra que vocês possam interagir mais no blog.
Queremos muito que esta ferramenta da web seja útil para o processo de aprendizagem da turma. Então vamos lá... Vejam o que devem fazer:


  • Primeiro vocês devem ler o texto abaixo, fazendo um fichamento:




  • Em seguida, devem procurar no texto, possíveis respostas para as questões sugeridas no roteiro de leitura:

ROTEIRO DE ESTUDOS PARA O TEXTO ETNOGRAFIA E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO E LINGUAGEM
 
1.    Qual é o objetivo central do texto?
2.    Como você compreende a teoria positivista?
3. Qual a relação entre a teoria positivista e a ideia de conhecimento objetivo (OBJETIVAÇÃO)?
4.    Como você compreende a abordagem qualitativa de pesquisa?
5.   Como você definiria a Etnografia e quais são os ganhos para a pesquisa que se utiliza dessa abordagem?
6.   Como você compreende a relação entre o sujeito pesquisador e os sujeitos pesquisados em uma abordagem qualitativa?
7.  É possível realizar uma pesquisa que reúna técnicas quantitativas e qualitativas? Comente‼!
8.  O que você achou de mais interessante nos relatos de experiências de pesquisa apresentados pelos autores Dieb e Araújo?
9.    De que maneira você vê a atividade de fazer pesquisa depois dessa leitura?


  • Por fim,  devem postar aqui, um comentário sobre o texto lido e, de preferência, que englobe as respostas para as perguntas do roteiro. Porém, durante a escrita do comentário, essas respostas não precisam seguir a mesma ordem em que as perguntas foram feitas. 
OBS: O seu comentário deve ser um texto corrido que responda todas as pergunta, e não respostas isoladas para cada pergunta. E claro ao final deem seu parecer sobre o texto. 

11 comentários:

  1. E ai garotos, o que acharam do texto? Que comentários vocês tem a fazer? Vamos lá!! Aguardamos o debate sobre o texto aqui!!!

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  2. O objetivo central do texto é refletir sobre as situçãos vivenciadas nas pesquisas com teoria positivista e meios etnograficos. A Teoria positivista faz com que se observe de melhor forma os fenomenos ocorridos durante a pesquisa, e a abordagem qualitativa faz com que se perceba mais as ações humanas. Presente nas situações vivenciadas do pesquisador que ultiliza meios etnograficos, que são os meios para recolher dados necessarios atravez da interação com o sujeito pesquisado, de forma que o sujeito pesquisador se situe no meio do sujeito pesquisado, esse meio pode causar uma disperção de dados que poderiam ser importantes. Talvez seja possível realizar uma pesquisa que reúna técnicas quantitativas e qualitativas, porem deve se analizar em onde se quer chegar em cada técnica. Vejo então que a relação de pesquisador e pesquisado torna-se importante para qualquer pesquisa, criando talvez novas questões e novas soluções para pesquisas.

    Alvaro Nonato Ximenes Soares

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  3. Muito bem, Alvaro. Mas o que você quer dizer quando afirma que "A Teoria positivista faz com que se observe de melhor forma os fenomenos ocorridos durante a pesquisa”? Não entendi. Você pode explicar??

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  4. A ETNOGRAFIA E A PESQUISA EM EDUCAÇÃO E
    LINGUAGEM :SITUAÇÕESVIVENCIADAS
    PELO PESQUISADOR

    A finalidade do texto é mostra situações vivida por um pesquisador no processo de construção do seu trabalho na área linguística e educacional que se aproveita do médoto etnografico como fonte.
    Excluem tudo o que se refere a crenças, supertições, ou qualquer outra coisa que não possa ser comprovada cientificamente. Então surge a necessidade de encontrar soluções para problemas de ordem práticas da vida diária, e o desejo de fornecer explicações que possam ser testadas e criticadas através de provas . A abordagem qualitativa de pesquisa é a preparação do aluno para as dificuldades que ele encontrara no decorre do trabalho. Etnografia é um estudo feito de vários aspectos sociais ou cultural de um grupo social, onde definem os dados descritivos, procurando compriender os resultados. A relação é que o pesquisador é parte fundamental da pesquisa qualitativa, ele deve assumir uma atitude aberta a todas as manifestações . Enquanto o pesquisado, todas as pessoas que participam da pesquisa. É possível, basta usa nessa pesquisa questões fechadas e abertas. Nos relatos apresentado todos os dados coletados têm que ser muito bem estudado para não cometer erros na hora de fazer as análises dos dados. Essas pesquisas feitas são muito importante na vida acadêmica de estudantes que pretende seguir uma carreira em um projeto.
    Gostei muito de ter lido o texto por ele aborda vários assuntos que são vistos na estatística como também outros que eu não conhecia.



    ALUNO: Francisco Eulenildo Nogueira da Silva

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  5. A abordagem cientifica deste muito tempo é estudada pelos cientistas e se desenvolve de maneira positivista do ponto de vista da ciencia.Os cientistas em busca de obter explicações de fenomenos ou saciar a vontade,procura através de outros já existentes, que é uma característica de pesquisador é sempre buscar o seu conforto e da humanidade resolvendo ou pelo menos tentando com precisão resolver problemas encontrando respostas.Como o processo de pesquisar é obsevar,podemos perceber Ciencia e a partir da analise do estudo,mesmo que já tenha sido estudado por outra pessoa antes,chegar a uma posição mais bem organizada de conhecimento que as vezes passam despecebidos pelo primeiro estudioso.As informaçoes quando não trabalhadas podem gerar uma discrepancias de valores que será dificil de entendermos,por isso a pesquisa amostral é uma saida que serve de base para o pesquisador em seu trabalho,intrevistar seria o primeiro contato vivenciado.

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  6. O texto refleti sobre situações que são vivenciadas pelo pesquisador no processo de construção do conhecimento em Ciências Humanas,principalmente às pesquisas dos campos linguístico e educacional.Entende-se que o positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma do conhecimento verdadeiro , somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos. A teoria positivista tem como observação o pensamento de outras pessoas e a teoria objetiva tem como objetivo encontrar soluções para suas próprias conclusões. Entende-se que a pesquisa qualitativa e quantitativa é basicamente o mesmo: construir o conhecimento, por informações tendo isso, é preciso fazer uma aproximação dos métodos para saber quais os resultados e conclusões e com isso é possível formar um texto com pesquisa (qualitativa e quantitativa ).a Etnografia é uma atividade que investigativa uma pesquisa, no qual se inserem os estudo de doutrinas filosóficas com isso nós adquirimos mais conhecimento e experiência para termos melhores conclusões.O mais interessante no texto são essa frase
    o lúdico pode ser entendido como um desses textos, a partir dos
    quais o homem constrói ou expressa sua cultura. Dessa maneira, ao
    alimentar a cultura dos atores sociais, o lúdico é também por ela
    alimentado, caracterizando-se como mais um texto ou discurso a
    perpassar essa teia de significados que é produzida pelo homem
    (DIEB, 2007a; ARAÚJO, 2007).
    O texto é ótimo para quem busca conhecimento.



    Antonino da cunha Quinderé Neto

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  7. Francisco Eugenio Cruz Lima16 de abril de 2012 às 15:04

    Etnografia e a Pesquisa em Educação e Linguagem trata-se de um texto muito rico que traz como objetivo central refletir sobre situações que são vivenciadas pelo pesquisador no processo de construção do conhecimento em Ciências Humanas, especialmente no que concerne às pesquisas dos campos lingüísticos e educacional que utilizam do método etnográfico como suporte metodológico para construção e análise de dados, bem como mostrar como é importante o pesquisador exercer uma atividade de proximidade distante com os sujeitos pesquisados. A respeito da teoria positivista trata-se de um conjunto de doutrinas filosóficas,que diz que o conhecimento estaria sempre avançando em direção a um estado de perfeição cientifica,sendo assim o positivismo pressupõe a existência de leis universais que regem os fenômenos, entre eles os fenômenos sociais, enquanto o método de objetivação diz que; os fatos sociais deveriam ser considerados como objetos do conhecimento, o que implica uma realidade completamente externa aos indivíduos. à abordagem qualitativa trata as praticas sociais como atividades humanas carregadas de significados,as quais dão sentido à vida dos atores sociais,eu definiria a etnografia como uma das definições mas comum para as pesquisas qualitativas onde o pesquisador passa interagir mais diretamente com os indivíduos pesquisados,ou seja compreender como os indivíduos pensam,agem e a essas ações dá significados de acordo com o contexto cultural que os define como sujeitos.Esse tipo de abordagem tem seus ganhos pois se é descoberto os fenômenos que caracterizam o universo cultural de outras pessoas e que elas dificilmente,os percebem.em relação ao pesquisador e ao pesquisado deve haver uma proximidade ,mas uma proximidade distante para que o pesquisador não deixe passar ações e comportamentos que seria essencial para melhor resultado da pesquisa.creio que seja possível trabalhar com dados qualitativo e quantitativos pois tais técnicas podem se completarem.referente as experiências de pesquisas citadas no texto o que mim chamou mais atenção foi a experiência vivida pelo o um dos autores o Dieb com um grupo de professores no qual o autor foi observado a barriga saliente do autor e foi amostrado como peça teatral.realmente depois dessa leitura pode se observar o quanto não é fácil trabalhar com pesquisas pois exige uma experiência madura e cauteloso para não gerar resultados inverídicos ou incertos ou incompletos ,comprometendo todo o trabalho.
    Francisco Eugenio Cruz Lima

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  8. O texto "Etnografia e a pesquisa em linguagem e educação", tem como objetivo comentar as etapas na formação do conhecimento em Ciências Humanas, mais especificamente, nas áreas linguística e educacional. Mas o que seria, realmente a etnografia? A Etnografia não é nada mais que um método utilizado na coleta dos dados e se baseia em um contato específico entre o pesquisador, no caso, antropólogo, e o seu objeto social. São mostradas, no texto, várias teorias como a Teoria Positivista, de August Comte, que diz que os conhecimentos são, ao mesmo tempo, primários e imperfeitos pois as leis universais podem reger os fenômenos sociais, criando assim, uma certa fuga de um modelo padrão. Bem como o método da Objetivação, trazendo em sua natureza que os fatos sociais devem ser tratados como objetos, daí vemos uma relação com a entografia. Tal "mix" de teorias e métodos podem nos levar ao fato de que o uso da etnografia é sempre bom para uma pesquisa mais completa, pois a pesquisa qualitativa é tratada como um contato inter-subjetivo que o pesquisador faz com o objeto social. Assim, a pesquisa qualitativa é bem executada, como diz em seu nome, é feita através de qualidades, existe uma certa peneira e não uma mistura de todos os dados. Talvez, neste âmbito, poderíamos apontar para a ideia de que as pesquisas qualitativas e quantitativas não podem ser misturadas, todavia, se for tratada de uma maneira especial, a pesquisa quantitativa pode se relacionar com a qualitativa. Podemos concluir que, na mistura da teoria com os métodos supracitados, o autor, ou pesquisador, sempre estará seguindo em uma linha de constância podendo, assim, garantir uma linguagem totalmente concisa e objetiva. Tal aspectos discutidos no texto podem interferir positivamente na construção de um projeto de pesquisa, fazendo com que o pesquisador, agora não só o atropólogo, possa interagir com o que está sendo pesquisado implicando, assim, na produção de uma fonte bem mais confiável.

    RAONY GONÇALVES DE FREITAS

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  9. Marcos Henrique Bezerra Rodrigues16 de abril de 2012 às 22:48

    O texto faz uma reflexão sobre as situações vivenciadas pelos pesquisadores em ciências humanas. A teoria do positivismo diz que o conhecimento é contínuo e está sempre em crescimento, onde o homem tende ao limite ou estado de "perfeito conhecimento". Essa teoria se relaciona com a ideia do conhecimento objetivo, ou seja, temos um objetivo a alcançar. Ao juntar a teoria do positivismo e a ideia de objetivo podemos traçar como objetivo o ponto máximo de conhecimento, provando assim a relação entre elas. A abordagem qualitativa em pesquisa nada mais é que uma forma subjetiva de analisarmos o nosso universo. Um exemplo é a Etnografia, onde o agente pesquisador mergulha no mundo do agente pesquisado. Esse modelo de pesquisa tem um diferencial muito bom, pois temos uma riqueza enorme de detalhes para auxiliar nas conclusões e nas descobertas dos porquês. Nesse tipo de pesquisa há uma grande interação entre o pesquisador e o pesquisado, porem o pesquisador não pode se deixar levar pelas relações e principalmente manter a neutralidade na sua analise. Após esse processo de subjetividade podemos incluir a pesquisa métodos quantitativos para em conjunto com a qualitatividade descrever, entender e explicar os porquês levantados no decorrer da pesquisa. No relato de experiência dos professores Dieb e Araújo o mais me chamou a atenção foi o envolvimento que eles vivenciaram e os conflitos que surgiram com os agentes pesquisados. Após essa leitura estou cada vez mais convencido da importância da pesquisa qualitativa nas nossas vidas, pois na sociedade em que vivemos necessitamos compreender melhor o que se passa com as pessoas.

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  10. Cleiton Ricardo Monte Ribeiro17 de abril de 2012 às 04:22

    O objetivo central do texto é refletir sobre situações que são vivenciadas pelo pesquisador no processo de construção do conhecimento em Ciências Humanas, especialmente no que concerne às pesquisas dos campos linguístico e educacional que se utilizam do método etnográfico como suporte metodológico para a construção e análise de dados. A teoria positivista diz que o conhecimento estaria sempre avançando em direção a um estado de perfeição científica chamado de estado positivo. A relação entre a teoria positivista e a ideia de conhecimento objetivo foi à concretização do método de Durkheim, segundo esse método, os fatos sociais deveriam ser objetivados, ou seja, considerados como os objetos do conhecimento, o que implica uma realidade completamente externa aos indivíduos. Abordagem qualitativa de pesquisa entende as práticas sociais como atividades humanas carregadas de significados, as quais dão sentido à vida dos atores sociais, a pesquisa ganha uma configuração interpretativista e o pesquisador passa a priorizar, desta maneira, o ponto de vista dos atores sociais como o seu principal objeto de estudo. Etnografia uma das denominações mais comuns para a pesquisa qualitativa que, onde o pesquisador não apenas da um mergulho na teia dos significados produzidos por atores sociais. Ao utilizamos desta abordagem o pesquisador se situa, parcialmente, dentro daquela teia de significados que são, constantemente, criados e recriados pelos sujeitos. Desse modo, ao realizarmos uma pesquisa com tais características, enfrentamos a necessidade de compreender o modo como os indivíduos pensam suas ações e a elas dão significados de acordo com o contexto cultural que os define como sujeitos. O pesquisador precisa exercer uma atitude de proximidade distante com os sujeitos, ou seja, tentar vê-los de um lugar exterior à situação pesquisada para entender, a partir desse distanciamento, aquilo que para eles era importante de ser dito, feito ou compreendido. Sim, pois a pesquisa qualitativa estar inteiramente relacionada com a pesquisa quantitativa, uma completando a outra. O que é mais interessante nos relatos dos professores foi mostrar que em suas pesquisas o quão a etnografia é importante e afirmar que a atividade do pesquisador em Ciências Humanas não se resume apenas à busca de respostas às questões da pesquisa. Depois desta leitura vejo que as pesquisa estão além questionários e números, e como a etnografia pode influencia no resultado final da pesquisa.

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