Existem algumas regras que são essenciais para construção de um bom Resumo acadêmico e como nós vimos na postagem anterior ele segue uma estrutura já pré-estabelecida.
Vamos agora acrescentar novos conceitos sobre esse gênero:
- O Resumo acadêmico é um resumo feito de um trabalho de sua própria autoria que pode ser artigo, monografia, tese ou dissertação. E deve contemplar todas as partes do seu trabalho (Introdução, Fundamentação, Metodologia e etc.).
- A quantidade de palavras- chaves deve ser entre 3 a 5 e elas são contadas a partir da vírgula, ou seja, se a vírgula vier depois de duas palavras é contado como apenas uma palavra- chave. Ex: atividades lúdicas, educação infantil, didática. Nesse caso temos 3 palavras-chaves.
- O Resumo deve ter uma linguagem clara, formal e acadêmica. Lembre-se ele é como um cartão de visitas do seu trabalho, por isso deve causar boa impressão e interesse do leitor em ler a obra completa.
- A quantidade de palavras que deve conter no seu Resumo não é questão fechada, varia entre 250 a 500, depende do evento que você o submete. Mas, é importante frisar que quando o evento pedir um determinado número de palavras você deve cumprir, mesmo que já tenha escrito com menos ou mais palavras, nesse caso terá que adequá-lo aos padrões exigidos.
- O evento também pode pedir seu resumo em outra língua, que pode ser inglês (Abstract), francês (Resumé), espanhol (Resumén), entre outras. Então essa versão na língua estrangeira vem abaixo do seu resumo original.
- É muito importante ressaltar que embora seu resumo esteja perfeito (estrutura correta, linguagem adequada e obedecendo as normas do evento) ele pode não ser aprovado se o tema do seu trabalho não estiver de acordo com a temática abordada no evento. Por isso procure se informar antes de submetê-lo avaliação.
Segue abaixo um modelo de Resumo com suas versões em outras línguas:
PROGRESSÃO
CONTINUADA, SUPERVISÃO ESCOLAR E AVALIAÇÃO EXTERNA: IMPLICAÇÕES
PARA A QUALIDADE DO ENSINO.
PARO, Vitor Henrique.
Resumo: Derivado de
estudo mais amplo sobre a estrutura da escola, este artigo discute resultados
de pesquisa de cunho qualitativo realizada em escola pública fundamental sobre
questões relacionadas à progressão continuada, à supervisão escolar e à
avaliação externa. Tendo presente seu relacionamento com a qualidade do ensino
e com a avaliação escolar, esses temas são tratados a partir de um conceito de
educação como prática democrática, procedendo-se à crítica da prática
pedagógica tradicional. Os dados e análises sugerem que, quanto à progressão
continuada, se enfatize a efetividade do ensino, em lugar da passagem ou
reprovação de série; com relação à supervisão escolar, se procure desenvolver
suas potencialidades de avaliação, assessoria e apoio à prática pedagógica
escolar e, com respeito à avaliação externa, se ultrapassem seus estreitos
limites atuais, promovendo sua articulação com a supervisão escolar, de modo a
superar a mera realização massiva de provas e testes.
Palavras-chave:
Avaliação escolar, supervisão escolar, qualidade na
educação, ensino fundamental.
CONTINUOUS PROGRESS, SCHOOL
SUPERVISION, EXTERNAL EVALUATION: IMPLICATIONS
FOR THE QUALITY OF EDUCATION.
Abstract: Being
part of a broader study about the structure of the school, this article
presents and discusses some results of a qualitative research carried out in
elementary public school about issues related to continuous progress, to school
supervision and external evaluation. Considering their relationship with the
quality of education and with school evaluation, these themes were treated
based on a concept of education as a democratic practice, proceeding to a critique
of the traditional pedagogical practice. Data and analysis suggest that,
concerning continuous progress, effectiveness of education should be emphasized
instead of passing or falling a year; in relation to school supervision, a
development of its potentialities of evaluation, counseling and support to the
pedagogical school practice should be pursued; and, in relation to external
evaluation, its narrow current boundaries should be enlarged making it possible
to go over the simple massive application of tests.
Key words: school
evaluation; school supervision; quality of education; primary school.
PROGRESIÓN
CONTINUADA, SUPERVISIÓN ESCOLAR Y EVALUACIÓN EXTERNA: IMPLICACIONES PARA LA CUALIDAD DE LA ENSEÑANZA.
Resumen: Derivado de estudio más amplio sobre la estructura de la escuela,
este artículo discute resultados de investigación cualitativa, realizada en
escuela pública fundamental, sobre cuestiones relacionadas a progresión
continuada, supervisión escolar y evaluación externa. Considerando su relación
con cualidad de la enseñanza y evaluación escolar, esos temas son tratados
desde un concepto de educación como práctica democrática, criticando la
práctica pedagógica tradicional. Los datos y análisis sugieren que, cuanto a la
progresión continuada, se enfatice la efectividad de la enseñanza en lugar de
la aprobación o reprobación de grado; con relación a la supervisión escolar,
que se procure desarrollar sus potencialidades de evaluación, asesoría y apoyo
a la práctica pedagógica escolar y, con respeto a la evaluación externa, que se
ultrapasen sus estrechos límites actuales, promoviendo su articulación con la
supervisión escolar, de modo a superar la simple realización masiva de pruebas
y testes.
Palabras-clave: evaluación
escolar; supervisión escolar; cualidad de la enseñanza; enseñanza fundamental.
Parabéns pelo blog, tá me ajudando muito ,beijossssssssssss!
ResponderExcluirQue bom querida fico feliz em ajudar!!
Excluiramei o blog me abriu totalmente a mente.
ResponderExcluirFico feliz em saber q gostou!!!! Espero que as outras postagens também possam ajudar!!!
Excluir